Internacionalização via E-Commerce

Foi publicado o Aviso de Concurso Internacionalização via E-commerce da componente 16 do PRR que tem por objetivo apoiar as empresas que pretendem iniciar ou reforçar a sua presença internacional através dos canais de comércio eletrónico. Esta medida que pretende dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses está em aberto até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental definida no Aviso (4,5 milhões de euros).

Através deste apoio ao e-commerce, as PME poderão implementar projetos individuais de presença direta nos canais online, especificamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

O incentivo Internacionalização via E-Commerce apoia as empresas portuguesas por via de duas tipologias:

Novas Exportadoras:  despesas elegíveis entre 10.000 € e 25.000 €

Mais Mercados: despesas elegíveis entre 25.000 € e 85.000 €

O projeto tem a duração máxima de 12 meses, o incentivo assume a forma de não reembolsável com uma taxa de comparticipação de 50% de incentivo sobre despesas elegíveis.

Despesas Elegíveis

1Equipamentos e software relacionados com o projeto;

2. Serviços a terceiros relativas a:

a) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

b) User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;

c) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;

d) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;

e) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;

f) Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;

g) Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;

h) Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;

i) Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;

j) Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão

3. Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI.

A MTK Consulting tem o conhecimento necessário para o ajudar na sua candidatura. Entre em contacto com os nossos especialistas.