Internacionalização via E-Commerce
Foi publicado o Aviso de Concurso Internacionalização via E-commerce da componente 16 do PRR que tem por objetivo apoiar as empresas que pretendem iniciar ou reforçar a sua presença internacional através dos canais de comércio eletrónico. Esta medida que pretende dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses está em aberto até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental definida no Aviso (4,5 milhões de euros).
Através deste apoio ao e-commerce, as PME poderão implementar projetos individuais de presença direta nos canais online, especificamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
O incentivo Internacionalização via E-Commerce apoia as empresas portuguesas por via de duas tipologias:
Novas Exportadoras: despesas elegíveis entre 10.000 € e 25.000 €
Mais Mercados: despesas elegíveis entre 25.000 € e 85.000 €
O projeto tem a duração máxima de 12 meses, o incentivo assume a forma de não reembolsável com uma taxa de comparticipação de 50% de incentivo sobre despesas elegíveis.
Despesas Elegíveis
1. Equipamentos e software relacionados com o projeto;
2. Serviços a terceiros relativas a:
a) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
b) User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
c) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
d) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
e) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
f) Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
g) Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
h) Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
i) Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
j) Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão
3. Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI.
A MTK Consulting tem o conhecimento necessário para o ajudar na sua candidatura. Entre em contacto com os nossos especialistas.